Categorias
blog

IDENTIDADE

Palestra da Pra. Carolina Fickel no Congresso de Mulheres 2019

Meu partido

É um coração partido

E as ilusões

Estão todas perdidas

Os meus sonhos

Foram todos vendidos

Tão barato que eu nem acredito

Meus heróis

Morreram de overdose

Meus inimigos

Estão no poder

Ideologia!

Eu quero uma pra viver

Ideologia!     Eu quero uma pra viver

O meu prazer

Agora é risco de vida

Eu vou pagar  a conta do analista

Pra nunca mais ter que saber

Quem eu sou

Ah! Saber quem eu sou.

Com estas palavras repletas de desilusão e dor o cantor Cazuza desabafa seu fracasso, sua crise existencial e de identidade. Essa música foi composta em 1987, ou seja, ela tem 32 anos, mas parece que foi composta para esta geração – 2019. 

O vazio que as drogas e o sexo sem limites lhe trouxeram o lançaram no abismo escuro da insatisfação de um coração partido, a desistência de si ao dizer que não quer mais saber quem é.!!! Por que?  Por que fugir de si? 

Porque olhar no espelho sem máscara dói na alma. No fundo todos sabemos quem somos depois da queda, mas a verdade é tão cruel e desoladora que ao darmos uma espiadela no que escondemos por detrás das inúmeras máscaras que usamos, vemos a realidade de um coração pecaminoso, inclinado ao mal e partido.Coração que anseia pelo que é eterno, mas que acredita que o eterno é um ídolo, uma ideologia que se constrói com nossas próprias mentes e mãos.

Ideologias são falsos deuses. Nenhuma ideologia pode dar a vida que Cazuza clamava, aliás que todo ser humano clama.

Por exemplo, a promoção da ideologia de gênero hoje tem causado estragos na vida de milhões de pessoas. Uma delas é o transexual Andrea Long Chu, que no final do mês passado escreveu um artigo relatando seu arrependimento por iniciar a transição da chamada “mudança de sexo”.

Na prática, não existe mudança de sexo: o que existe é uma tentativa de adaptar a aparência do corpo físico à maneira como o indivíduo se enxerga “internamente”, isto é, psicologicamente, como “masculino” ou “feminino”, muito embora essa definição já tenha sido formada biologicamente desde o útero materno e, portanto, não possa ser modificada. 

Andrea Long Chu percebeu que ao tentar modificar a realidade iniciando a “transição de gênero”, apenas lhe trouxe mais sofrimento. “Na próxima quinta-feira vou me tornar mulher”, escreveu Chu no jornal The New York Times. “Isso é o que eu quero, mas não há garantia de que isso me fará mais feliz. Na verdade, não espero que isso aconteça”. Chu estava ciente dos riscos, mas sua decisão, assim como a de milhares de pessoas em querer – tentar – se adequar ao seu “sexo psicológico” é justamente o resultado da promoção em massa da ideologia de gênero, incentivada pelas mídias mundiais, que induzem uma idéia diabolicamente distorcida acerca da própria sexualidade humana. Mais de 41% das pessoas “transgêneros” ativas tentam se matar. Isso é dez vezes a taxa de tentativa de suicídio (4,6%) da média (isso a mídia não noticia!).

As ideologias buscam alienar a pessoa da realidade,os sentimentossão a base das diversas ideologias políticas, de gênero, etnia etc… (“eu sintoque sou uma mulher num corpo de homem”,…) Todas buscam tornar a vida suportável, com algum sentido, buscam nos dar uma identidade, nem que seja falsa, para que encontremos nosso papel no mundo, que nos faça desviar do que somos e da morte, que é justamente a paga pelo que nos tornamos. 

Quando o coração se quebra chegamos diante de índices alarmantes segundo reportagem da Gazeta do Povo: “A segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo é o suicídio que, no Brasil, está em quarto lugar entre a mesma faixa etária”. Dados estatísticos apontam: “Entre os anos de 2003 e 2013, o país registrou aumento de 10% nos casos de suicídio entre crianças e adolescentes dos 9 aos 19 anos. Ao longo das décadas de 1980 até 2012, o acumulado é ainda mais expressivo, chegando a 62,5% de suicídios entre adolescentes de 15 a 19 anos. Os dados fazem parte dos estudos Mapa da Violência, publicados em 2014 e 2015, e usam informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.” 

Como mulheres cristãs estamos reunidas aqui para falarmos sobre a busca por identidade.

            Quem, de fato, somos?                                    Para onde estamos indo?     

            Qual o propósito da vida?                 Qual a razão da nossa existência?

Mas afinal, no meio de tantas ideologias e propostastodas se auto-denominado deuses, onde encontrar e quem é o verdadeiro Deus, aquele que poderá revelar quem soue qual meu destino? Nossas avós já repetiam um velho ditado popular: “diga-me com que andas e te direi quem és”. Aqui é diferente: “Diga-me quem amas e te direi quem és!”

            Mas se temos fome de eternidade somente o que verdadeiramente Eternopode nos saciar e revelar quem somos. Se amarmos ilusões elas serão perdidas e quebrarão nosso coração.

Nós não precisamos de uma “ideologia para viver” como escreveu Cazuza, nós precisamos de Deus! Mas para termos um encontro com Deus precisamos voltar ao princípio!

IX Congresso de Mulheres – MEUC – 2019

Gn 1.1 – “No princípio criou Deus os céus e a terra”.

Antes que o mundo existisse, Deus estava só, na Sua autossuficiência perfeita e eterna. Ele jamais teve um inicio, Ele sempre foi, sempre existiu. Não “só” porque existiu em comunidade, ou seja, um só Deus – três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo, existindo em perfeita união, profundo e interminável Amor um com o outro.

É difícil imaginarmos o tipo de Amor existente na Trindade porque cada relacionamento que conhecemos, mesmo os melhores, são contaminados pelo pecado. Só conhecemos o finito amor de criaturas.    MAS,  o Amor do PAI pelo FILHO é eterno, infinito e perfeito. O Amor do FILHO pelo PAI é eterno, infinito e perfeito. O Amor do E.S.pelo PAI e pelo FILHO é eterno, infinito e perfeito e vice-versa. Não há limites na capacidade e na força desse Amor.

Nunca houve limite de tempo nesse Amor. Todo relacionamento que conhecemos, os melhores relacionamentos, são limitados pelo tempo. Vivemos num dilema perpétuo de tentar encontrar tempo para todos que amamos. Quantas vezes pensamos: “Puxa, como gostaria de passar mais tempo com essas pessoas que eu amo”. MAS, DEUS não é limitado pelo tempo e durante toda a eternidade o PAI, o FILHO e o E.S. desfrutaram desse Amor infinito um pelo outro.

DEUS não é limitado em nada! Por isso é difícil, na verdade, pensarmos no tipo de Amor profundo que o PAI, o FILHO e o E.S. tem um pelo outro.

Assim, esse DEUS perfeito e em perfeita Santidade e Amor começou a CRIAR! Começou a chamar todo o universoà existência, para mostrar esta Glória infinita da Trindade, que jamais teve começo e jamais terá fim.   Criou estrelas, galáxias e o universo imenso se expandindo e que não pode ser medido. Criou dessa forma, não por causa das coisas criadas ou das criaturas, mas para refletir a Sua Glória, que é claro, não pode ser medida.

DEUS criou grandes complexidades e as espalhou pelo universo. Coisas grandiosas como por exemplo a Via Láctea- Formada por centenas de bilhões de estrelas, na qual nosso sistema solar faz parte. Estima-se que o universo é formado por bilhões de galáxias  –    e também coisas pequenas como o olho humanoque tem apenas 2 cm mas que tem mais de 2 milhões de peças em movimento.

Grandes complexidades foram criadas por DEUS para ser um reflexo da grande e infinita complexidade que Ele é.       Vídeo – “Qual o tamanho do universo”    

  • Leia Salmo 19.1-4

Depois de haver criado o mundo, do grego o  “κόσμος” – O cosmos é a totalidade de todas as coisas deste Universo– traduzindo literalmente significa: “ordem”, “organização”, “beleza”, “harmonia”.   Depois então de haver criado o “κόσμος” – chegamos em Genesis 1.26-27 e 2.7-8.

E viu DEUS que tudoque havia criado era MUITO BOM (Gn1.31). TUDO estava em PERFEITA harmonia, paz e equilíbrio. DEUS, o PAI, o FILHO e o E.S., na Sua Grandeza infinita estava satisfeito com a obra das Suas mãos, e o homem e a sua mulher o viam face a face e O adoravam. 

Fomos criadas para amar e adorar a Deus. Homens e mulheres foram criados para esse fim, único e exclusivo: adorar seu Criador e refletir a Sua imensa Glória e Santidade. Os atributos de Deus são muitos (Santidade, Justiça, Amor…), a identidadedo ser humano consistia em reconhecer nos atributos do Senhor a fonte da vida.

Mas então algo aconteceu   (pausa)  que mudaria todo curso do “κόσμος” – a rebelião – a queda – o pecado. Vamos ler Gn 3.17, 23 e 24.   O ser humano se deixa enganar pela serpente\satanás e agora ele tenta ocupar o lugar de Deus na sua própria vida, ou seja, organizar a sua existência a partir de si mesmo, do seu jeito; alheio a voz de Deus e destituído da Sua Glória. 

A perda que o ser humano teve com o pecado foi imensurável, incalculável. Não foi somente a expulsão do Paraíso Jardim do Éden. Foi a perdição de toda a raça humana, foi a perda do convívio com Deus, a paz com Deus, perdeu a comunhão com seu Criador.   A nossa perda foi muito grande!!! E não somente a nossa, mas de toda a criação (Rm 8 – nos diz que “toda” a criação “geme e suporta angústias” e está numa “ardente expectativa” pela redenção. O pecado afetou TUDO !!!

“O SENHOR Deus o lançou fora do Jardim” (3.23), ou seja, lançou-o fora da Sua presença. E não dava para voltar. O ser humano estava irremediavelmente PERDIDO!!! Por causa da Santidadede Deus e Sua Justiça, o homem e a mulher, representando toda a humanidade, não pode mais permanecer na Sua presença. Houve uma desobediência, houve uma ofensa à ordem de Deus. Santidade e pecado não coexistem. Eles perceberam que estavam nus. A nudez de Adão e Eva é a perda da justiça original da imagem de Deus.

Então tiveram que sair, expulsos e passaram a viver SEM DEUS. Estavam órfãos por causa da sua rebeldia. Houve uma separação traumática e irrevogável. E para resolver esta separação, para que houvesse comunhão novamente, JUSTIÇA precisava ser feita – pois Deus é Justo. Adiante veremos mais esta questão.  

A questão agora é que o ser humano – homem e mulher estavam sozinhos, em trevas, longe do SENHOR, que é a LUZ do mundo, completamente perdidos e com isso sua IDENTIDADEcompletamente distorcida.Quem dava a identidade correta para eles era seu Criador amoroso. Era Deus quem dava o sentido pra vida.

Identidade é o conjunto das qualidades e das características particulares de uma pessoa. E também o documento de identificação – o comprovante de que alguém é a pessoa que se diz ser: Carteira de Identidade – o RG. Após a queda, passou a ser incluído na identidade de todos os seres humanosum selo, um carimbo mortal: PECADOR!!! 

Um dos conceitos básicos da reforma é que o ser humano tem seu estado, depois da queda, em total depravação.

Queridas, agora, a Palavra de Deus traz más notícias para nós. Alguns teólogos e pastores mais antigos afirmam (eu me incluo a eles) que só se entende a Boa notícia, quando se compreende a má notícia. E a má notícia é essa:  Romanos 3.23 “Todos pecaram e carecem(estão privados) da glória de Deus”.  Vamos continuar lendo: Rm 3.10-12, 18. 

TODOS PECARAM!!! Todos se extraviaram! Não há quem busque a Deus, nenhum sequer!!

Isso inclui eu e você. “Todos pecaram”  traduzido do grego: hamartano= “errar, pecar, errar o alvo”. Ou seja, todas as nossas obras, intenções  e desejos de conquistar o favor de Deus são como flechas lançadas por um arqueiro cego. Nunca acertaria, ou melhor, nunca chegaria nem perto do alvo.

            Isaías  64.6-7 fala sobre essas flechas.  Imundo aqui se refere ao leproso da época. Um leproso era enfaixado e banido da cidade. Deveria gritar “imundo” quando visse alguém se aproximar. Logo aquelas ataduras ficavam cheias de pus e sujas por cauda da lepra,  a pessoa se desmanchava aos poucos, era uma doença terrível, nojenta e a pessoa sofria muito. Bem, a Palavra de Deus diz que somos como o imundo. E ali em Isaías também diz que as “nossas justiças” são como “trapo de imundícia” – o trapo de imundícia que o texto se refere, alguém tem idéia do que significa?   Pano sujo de menstruaçao!!! Esse nojo que vocês estão sentindo agora, somado às ataduras sujas do leproso é o que Deus sente diante de qualquer tentativa de justiça ou de boas obras para a salvação que tentamos fazer. DEUS SENTE NOJO !!! 

            Toda tentativa de autopromoção, salvação, justificação por mérito próprio é imundice diante de Deus. Alguns exemplos de justiça própria: “Senhor, não tenho vícios, sou boa mãe e boa filha; ajudo as pessoas, sou engajada obras de caridade, sempre perdoo quem me ofende, sou honesta, batizada, vou aos cultos e encontros com Deus, participo de estudos bíblicos, retiros,…

As atitudes boas, as boas obras, não nos salvam, elas são uma trava que Deus coloca contra o mal. Uma lei que está gravada na consciência para que o ser humano não se destrua por completo. Mas, não servem, em hipótese nenhuma, para merecermos a salvação.  

            O apóstolo Paulo bebe em Isaías em outras fontes do AT para reafirmar a nossa condição diante de Deus. Nossa depravação totaldesde que nascemos – Salmo 51.5 “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe”.  Um bebê tão lindo e fofinho já é pecador.   Ex.:  Pegue uma criança de 3 anos de idade, coloque numa sala com vários brinquedos na sua frente.  Ela vai separar os favoritos e desprezar outros. Você oferece aqueles que ela rejeitou e a criança continua não querendo. Oferece novamente, e ela não quer de jeito nenhum. Então você pega uma outra criança e coloque nesta  sala e ofereça os brinquedos que a primeira criança rejeitou. Qual será o resultado?  3ª Guerra mundial!!!!!    Agora ela vai querer com todas as suas forças!!!      ISSO É PECADO !!!!!    Quando a Maria nossa filha mais nova tinha recém completado um aninho, a primeira junção de palavras que ela fez foi: “é meu!” Isso é a essência do pecado: o egoísmo, todos nós nascemos assim. A gente não precisa ensinar uma criança a pecar, ela nasce assim.      Lembram:     “Não há quem faça o bem”. “TODOS pecaram e carecem da glória de Deus”.

            Nós não só erramos o alvo, a notícia é ainda pior: Nós estamos mortos! Quando falo nós estou me referindo a situação de todo ser humano ao nascer ( Romanos 6.23;   Efésios 2.5).  O que um morto pode fazer ? Só feder!!!   Por isso que o apóstolo Paulo afirma que não há quem busque a Deus, porque estão mortos!!!!! São incapazes de querer, de buscar ou de adorar a Deus. Mortos não podem fazer nada!!!     Sobre este assunto – “o pecador está morto” –  o príncipe dos pregadores, um grande homem de Deus: Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) citou, certa vez, em uma de suas pregações o seguinte: “ Você não escolheria viver com um morto assentado em sua mesa, assim, Deus não tem prazer em que você esteja diante de Seus olhos. Ele se irá com você todos os dias pois está em pecado, está morto. Óh creia nisso! Leve-o a sério!”. 

            O ser humano então está terrivelmente perdido, pecou contra Deus, está muito longe de Deus, em trevas absolutas, incapazes de buscar a Deus, e no querer tentar se salvar, por mérito próprio ele se afunda ainda mais, provocando nojo em Deus, está morto espiritualmente. E nada pode fazer.  Esta é a má notícia!!!!  Esta é a situação de TODAS as pessoas que nasceram e que ainda nascerão nesta terra. “ Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Romanos 5.12

Antes eu havia citado sobre os atributos de Deus. Hoje muito pouco se conhece sobre o Deus Escrituras. E um dos motivos que a igreja está do jeito que está se deve à falta de conhecimento de quem é Deus e seus atributos (“o meu povo perece (é destruído) por falta de conhecimento” Oséias 4.6).  

Os atributos de Deus são a Identidade de Deus. O Caráter de Deus, como Ele é. Tudo o que sabemos a respeito de Deus é o que as Escrituras nos dizem. Se qualquer informação, novidade ou notícia sobre Deus não for baseada na Sua Palavra, pode ter certeza que é heresia diabólica. E isso também se refere a sinais e prodígios, manifestações sobrenaturais (testemunho D. Selma).

Aqui eu lembro de notícias que vinham de um dito “avivamento moderno” numa grande igreja em Toronto no Canadá, na década de 90. “A bênção de Toronto”. O mundo noticiou esses eventos, tanto no mundo gospel como no secular. Influenciado pelo conhecido pastor Benny Him e pela famosa pregadora e assim chamada “profetisa”: Kathryn Kuhlman (já era falecida, mas sua influência  continuava). 

No início eram “Risos no espírito”, “gargalhadas sagradas”, “cair no espírito”. Por fim eram pessoas jogadas no chão, engatinhando, rugindo como leão, cantando como galo, piando como a águia, mugindo como o boi. Estes sons, segundo o pastor, eram “profecias encenadas”, em que Deus fala uma palavra profética à Igreja através de sons de animais. E o espantoso é que esse “aviamento moderno” teve um efeito cascata em igrejas no mundo todo, inclusive aqui no Brasil. Quem não se lembra disso? ? “cair no espírito”  ?  Vem de lá.

“O meu povo perece (é destruído) por falta de conhecimento”. Conhecimento em que? Nas últimas novidades do entretenimento gospel e nas suas técnicas para atrair mais pessoas para a igreja?  NÃO !!!!   De jeito nenhum!!!!  A igreja no mundo inteiro perece por falta de conhecimento DA PALAVRA DE DEUS!!!!! Essas pessoas da igreja de Toronto diziam que “Deus baixava lá”. Mas eu vou dizer uma coisa para vocês, com base na Palavra: Se Deus realmente tivesse baixado lá, eles não teriam rido ou dado gargalhas, eles teriam se lançado ao chão em reverência e profundo temor, chorado em reconhecimento e arrependimento pelos seus pecados.  É assim que um avivamento começa! Ex.: Jonathan Edwards (“Pecadores nas mãos de um Deus irado”), George Whitefield, John Wesley, Charles H. Spurgeon,…

            O Novo Testamento nos diz sobre a natureza de Deus. São 3 coisas: Deus é Espírito, Deus é Amor e Deus é Luz.  E os Seus Atributos são:     1- AEternidade, 2- A Onipotência, 3-  Onipresença, 4- A Onisciência, 5- A Onissapiência(sabedoria), 6- A Oni-suficiência, 7- A Graça e Misericórdia, 8- A Bondade, 9- A Longanimidade, 10-  A Veracidade e Fidelidade de Deus, 11- A Justiça, 12- A Santidade.

Estes são os atributos de Deus. Em função do tempo não poderemos tratar cada um deles. Precisaríamos de um retiro inteiro só para tratar deste assunto.

            Por causa dessa identidade de Deus, os seus atributos, é que Ele não pode tolerar o pecado e o pecador!  Como assim? ? ?  Nós toda vida ouvimos que Deus odeia o pecado mas ama o pecador. Não, isso não é verdade. Deus odeia o pecado e odeia o pecador. 

O Salmo 5.5 nos diz:  “Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade”. O verbo “aborreces” no hebraico: Sinah ou Sanah =  ódio, desprezo, inimizade.

Em Jo 3.36 diz: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. 

Ou seja, sobre os pecadores não redimido, não convertidos, está a ira de Deus!!! Mas aí vocês podem perguntar: Deus pode se irar?  PODE, E MUITO!!!! Não só pode como permanece irado!! Vamos olhar para o Salmo 7.11-12 .

            Indignação, furor (NVI), ira “todos os dias” pelo pecador não arrependido! O versículo 12 diz que Deus afiará a sua espada, tem um arco armado pronto – na mira. Quem é o alvo? O pecador que não se arrepende!!!  Isso é muito sério!!!!

            Essa é a má notícia, que ninguém quer mais ouvir e que dificilmente se prega nos púlpitos!!! A grande maioria dos pregadores só pregam paz, paz onde não há paz. As palavras PECADO E ARREPENDIMENTO são muito ofensivas para os ouvidos sensíveis da nossa época. 

Ninguém quer ser mais confrontado com a Palavra de Deus. Inclusive já existem novas versões da Bíblia (não a NVI, essa é boa).  Por exemplo a “bíblia inclusiva”, acrescentam e tiram adulterando versículos inteiros, adaptando as Escrituras para ler conforme as conveniências. 

            A Palavra de Deus é muito clara, e ela nos diz que: o ser humano pecou, todos pecaram e para serem perdoados a Justiça tem de ser feita. Deus é Justo Juiz e está irado com todos que pecaram. Essa ira não é um novo atributo Seu, mas a expressão da Sua eterna Santidade, Justiça e Amor. Ex.: Se eu amo bebese crianças eu odeio o aborto, a pedofilia, se eu amo a vidaeu odeio o assassinato, …

            A ira de Deus não é uma qualidade má ou menos gloriosa e digna de louvor do que Seu Amor. Ela é alimentada infinitamente pelo Seu amor por tudo que é bom. Poderíamos dizer, então, que a ira de Deus é a Sua força e energia que se opõe a tudo que se levanta contra tudo que é Santo, Justo e Bom.

            Houve ofensa, houve transgressão da lei de Deus. Alguém precisa “pagar essa conta”. A ira Santa de Deus precisa ser satisfeita com Justiça. O teólogo Theodor Haarbeck (Está Escrito) escreveu: “E essa Justiça de Deus não admite que o pecado seja simplesmente riscado ou ignorado”. Do contrário Ele deixaria de ser Justo. Dá pra entender ?

            Nós temos aí então um grande dilema!!! Dilema que o pastor Dr. John Stott formulou em uma pergunta. Ele diz: “Se Deus justifica gratuitamente os pecadores por Sua Graça, porque Ele faz isso? Baseado em que? Como é que esse Deus Justo pode declarar justo o injusto, sem comprometer a Sua própria Justiça nem condescender com a injustiça deste? Esta é a nossa pergunta”.  Resumindo:

Como Deus, que é Justo, pode justificar o pecador sem deixar de ser Justo? 

Vou dar um exemplo: Você chega em casa e vê sua família toda assassinada. Um homem matou toda sua família e ele ainda está ali na cena do crime. Você chama a polícia, ela consegue chegar muito rápido e prende o assassino em flagrante. Ele está preso e chega o dia do julgamento. Você está lá no tribunal, a cidade toda está lá porque amavam sua família. Quando o juiz vai declarar a sentença ao assassino, ele diz: Eu sou um juiz muito longanimo, sou bom, muito amoroso, cheio de graça e misericórdia, então eu o perdoo!!! Pode ir, está perdoado!  O que vocês diriam desse juiz ?          Óh, esse juiz é tão bom e amoroso, nós vimos algo maravilhoso hoje!    Não !!!  Todos gritariam juntos: INJUSTIÇA!!! Todos ficariam furiosos, a justiça não foi feita!!! Alguém iria respeitar esse juiz? Claro que não! Todos saberiam que esse juiz é mais corrupto do que os criminosos que ele libera. Ele não é justo!   

Em provérbios 17.15 diz: “O que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o SENHOR tanto um como o outro”.  Então, como Deus que é Justo pode justificar, perdoar o pecador (que merece a condenação) e continuar sendo justo?          

 Essa pergunta será respondida nas próximas palestras.